6 em 10 pessoas não gostam do próprio nariz

Autoestima na ponta do nariz

Nosso nariz, por ocupar uma posição central no rosto, chama a atenção quando estamos de frente ou de perfil, por isso que 6 em 10 pessoas afirmam não gostar do próprio nariz, por isso a rinoplastia e a rinomodelação são os procedimentos estéticos mais procurados.

Segundo uma pesquisa da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF) aumentou e muito a procura por procedimentos estéticos para mudança do nariz e também as buscas pelo Google.  Mas de onde vem tanta vontade de mudar?

Especialistas atribuem esse comportamento, primeiro, à exposição às telas, redes sociais, selfies, vídeos, etc. As pessoas têm se olhado mais e se reconhecido, na verdade, pelo ângulo das câmeras e dos celulares por isso passaram a questionar quais mudanças poderiam fazer em si mesmas.

Além disso a evolução das técnicas, os procedimentos menos invasivos e o acesso a informação fizeram ver que os procedimentos utilizados atualmente trazem resultados cada vez mais naturais, com isso os pacientes ficaram mais confiantes.

Os profissionais também vêm unindo o aspecto funcional ao estético. É mais fácil, inclusive, aproveitar a cirurgia estética para realizar uma correção funcional e vice-versa.

A solução mais buscada continua sendo a Rinoplastia, aliás uma das palavras mais buscadas no Google em 2020. Mas, um procedimento menos invasivo e que atende a grande maioria dos insatisfeitos com o próprio nariz, principalmente em casos em que a rinoplastia não é a melhor indicação, chegou com força para resolver este problema de autoestima.

Rinomodelação: solução não-cirúrgica

É possível mudar o nariz com aplicação de ácido hialurônico, que preenche e reestrutura algumas áreas sem a necessidade de bisturi. O resultado não é definitivo, mas pode ser bem duradouro, e costuma até se transformar em uma “ponte” para quem tem interesse em fazer a rinoplastia cirúrgica e definitiva.

Em média, o ácido fica ativo por um ano ou mais depende da absorção de cada organismo, em alguns casos, ainda mostra resultado dois anos depois. Após esse tempo, o paciente precisa passar novamente por um profissional para fazer um “retoque”.

Esse prazo da rinomodelação pode parecer negativo, pela necessidade de refazê-la, mas também pode ser positivo, porque permite reverter algum ponto que não agradou e melhorando ainda mais o resultado final.

A aplicação de ácido hialurônico precisa ser feita por um profissional qualificado, em clínica fiscalizada e com produto de origem certificada.

Rinomodelação Nariz

O Biomédico esteta e especialista em harmonização facial, Dr. Alan Ribeiro, atende dezenas de pessoas todos os dias em sua clínica em São José dos Campos e confirma o aumento da procura pela rinomodelação tanto por homens quanto por mulheres:

“É perceptível o aumento da procura por soluções mais harmoniosas na face e a maioria das insatisfações estão sempre relacionadas ao nariz, e a rinomodelação traz ótimos resultados sem necessidade de cirurgia, curativos, dor, etc  e tem agradado aos nossos pacientes homens e mulheres em geral”, disse o biomédico.

Pós-graduado em harmonização facial, com cursos de especialização na Universidade de Nova Iorque, Dr Alan Ribeiro, é especialista em rinomodelação e estimula os paciente a corrgirem as pequenas imperfeições: “A rinomodelação é indicada para qualquer pessoa que deseja corrigir imperfeições do nariz melhorando sua autoestima, ou ainda para aqueles que desejam evidenciar sua beleza, ou diminuir alguma assimetria que a incomoda, tudo para sentir-se mais confiante”, declarou Dr Alan.

Se não feito corretamente, o uso de ácido hialurônico pode causar distorções na face (como temos visto alguns casos) e necroses: “O risco de qualquer procedimento pode ser uma alergia, uma infecção, uma necrose, por isso é muito importante procurar um profissional capacitado, habilitado e com experiência. Importante também buscar clínicas regulamentadas com equipe de confiança para que você possa realizar seu procedimento sem risco”, concluiu o biomédico esteta.

Mas afinal o que é rinomodelação?

rinomodelação, também chamada de bioplastia nasal, consiste num procedimento estético para melhorar a aparência do nariz, sendo praticado como alternativa à rinoplastia (cirurgia plástica).

Não é, naturalmente, a decisão mais viável para todos os problemas de formato do nariz, mas permite resolver uma larga maioria dos casos que se prendem com problemas meramente estéticos e com a vantagem de não recorrer à cirurgia (sem necessidade de realizar uma operação).

Segundo o Dr. Alan Ribeiro a rinomodelação nada mais é do que um procedimento de preenchimento nasal: “A proposta da rinomodelação é corrigir defeitos do contorno nasal ou até corrigir incorreções que surgiram em consequência de rinoplastias anteriores”, disse o especialista.

RINOMODELAÇÃO Nariz

Importante sempre enfatizar que a rinomodelação não envolve uma cirurgia, apenas a injeção do ácido hialurónico e/ou fios de tração, é aconselhada para corrigir pequenas deformidades como:

  • Elevação da ponta nasal;
  • Aparência de ponta mais fina em casos levemente desproporcionados;
  • Disfarçar a giba nasal (a giba é aquela corcova na parte óssea e cartilaginosa do nariz);
  • Melhoria de desvios da pirâmide nasal;
  • Corrigir assimetrias;
  • Corrigir rinoplastias.

Pós-operatório, recuperação na rinomodelação

Após o procedimento o paciente poderá realizar o seu trabalho de forma habitual, bem como todas as suas rotinas diárias. Porem, não é aconselhável a exposição ao sol nem que seja realizada massagem ao nariz durante os primeiros dias após o procedimento.

A rinomodelação, quando realizada por profissionais experientes, é considerada um procedimento bastante seguro e com resultados bastante expectáveis. Porém, como já referido anteriormente, assim como em qualquer procedimento, podem ocorrer algumas complicações, apesar de raras.

Veja também:
Responder
Precisa de ajuda?
Olá! 🙂 Que tal agendar sua visita de avaliação?